5 de agosto de 2012

LUZES DA PAZ - "Tooro Nagashi"

O episódio de 06 de agosto de 1945 sempre estará presente na memória mundial. Há 67 anos, em meio à Segunda Guerra, o governo dos Estados Unidos mandava detonar a bomba atômica sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de mais de 200 mil pessoas. Em memória a um dos acontecimentos mais tristes da história da humanidade, a segunda edição do evento Luzes da Paz - Tooro Nagashi terá lugar domingo (5), às 20h15, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Data e horário do evento, gratuito, decorrem do fato de que o bombardeio a Hiroshima ocorreu às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945. Portanto, por conta do fuso horário, no Brasil o lamentável episódio é recordado às 20h15 do dia 5 de agosto. Neste momento, será sincronizado aqui e no Japão o silêncio em reverência às vítimas do atentado. O ataque a Nagasaki foi deflagrado três dias depois.
Os telões da Fonte Multimídia do Ibirapuera vão projetar uma solenidade budista em memória da cidade de Hiroshima. Em seguida, os tradicionais tambores japoneses, conduzidos pelo grupo de taikô, romperão respeitosamente o silêncio.

 
Será o momento de dar início ao ritual do tooro nagashi, em que lanternas feitas de bambu e folhas de seda serão soltas no lago. Segundo os costumes tradicionais japoneses, as lanternas servem para iluminar e guiar os espíritos em sua jornada a um novo plano de existência.

Texto original: Fábio Vendrame/Viajeaqui


Fotografia: Elaine Spani

Visão Pessoal: Fui ao evento e fui sozinha, a noite estava fria e garoava de maneira esparsa. Éramos muitos ali, mas muito menos do que os homenageados.
Sempre pensei que era ruim relembrar tragédias e que deveríamos esquecer atrocidades, mas hoje meu pensamento mudou.
No exato minuto em que soaram as sirenes de alerta, avisando sobre a boba, pude sentir o horror. Era como se a dor de todos aqueles que pereceram, estivesse presente entre nós.
Era um grito de socorro, havia muitas vozes naquele silêncio e todas tinham  um mesmo pedido: um pedido de paz. Aquilo me fez entender que não devemos esquecer, pois esquecer faz com que possa acontecer de novo. Então finalmente entendi por que é necessário relembrar ano após ano; para que nunca mais aconteça.

Elaine Spani
(05/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não tira pedaço, só arranca palavras.rs