19 de janeiro de 2012

ACUMULO É O CUMULO!





Quanto mais eu vivo, mas percebo o quanto acumulamos coisas desnecessárias.
Todo ano, uma ou mais vezes; eu faço o que chamo de: “bota fora”.
É quando paro para olhar tudo que tenho e me pergunto: - Eu “preciso” disso para viver?
Na maioria das vezes a resposta é: - Eu “posso” viver sem isso.
E esse: posso viver sem, também remete a outra coisa: pra que vivemos nesse consumismo se isso nos traz uma felicidade ilusória e momentânea?
A consciência é mesmo um balde de água fria! Acumular coisas é realmente o cumulo.
Você já parou para pensar que coisas paradas são energia parada e a inércia não toca em frente à vida de ninguém?
Geralmente faço esse bota fora com tudo: objetos, roupas, livros, papéis. O que é usável fica; todo o resto segue para doação ou para o lixo.
Estou me reeducando para viver bem e com menos. Quero menos problemas, menos energia parada e mais espaço para coisas úteis.
Pensando nisso, percebi que também acumulamos além de coisas, sentimentos desnecessários: raiva, tristeza, inveja, mágoa.
Basta um gesto, uma palavra mal dita ou mal interpretada, ou até mesmo o silêncio quando o que queríamos era a palavra. Basta e pronto, acumulamos sentimentos ruins.
Cultivamos esses sentimentos, nós os alimentamos diariamente quando voltamos a pensar e a sentir a situação que nos desagradou.
Estou buscando fazer um “bota fora” também nos meus sentimentos.
Percebi que é mais fácil se livrar de coisas palpáveis, do que dos sentimentos.
O sentimento que temos por um objeto tem menos raiz do que a raiz que nutre a mágoa por exemplo.
Mas fica aqui a dica: avalie o que é necessário em sua vida.
Doe, jogue fora, renove! Dá uma sensação de liberdade, de dever cumprido.
Penso que quando conseguir me livrar também dos sentimentos inúteis, estarei ainda mais leve.
E você, refletiu? Faça a pergunta: - Eu “preciso” disso para viver? Você irá se surpreender com a resposta.
Será que não esta na hora de fazer o seu “bota fora”?
E isso inclui os sentimentos.
E se a maior parte das respostas for: eu posso viver sem isso. Não se surpreenda, aproveite para dar espaço a novas experiências.


ELAINE SPANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não tira pedaço, só arranca palavras.rs