23 de outubro de 2011

INVISÍVEL!

Todos nós um dia na vida já sonhamos ter o poder da invisibilidade.

Muitos começaram a sonhar com esse poder ainda na infância.

Já adultos descobrimos outras utilidades para essa habilidade que tanto sonhamos ter pelo menos por um dia.

Adultos, tem a mente muito mais fértil do que uma criança que na maioria das vezes quer ficar invisível para assustar alguém ou fugir de um castigo.

Mais do que ficar invisível eu às vezes gostaria de entrar na mente das pessoas. Descobrir o que pensam verdadeiramente, seus sentimentos reais.

Descobri que ficar invisível não requer super poderes, é bem mais comum do que se imagina.

Afinal foi conversando com dona Iracema, uma moradora de rua de 70 anos que percebi que para muitos ela era dona do poder da invisibilidade.

Eu a vi e conversamos. Foi muito bom conversar com ela.

Foi aí que percebi que falando com ela mais gente a viu. Eu a tornei visível. Afinal, na cabeça dos passantes era uma cena curiosa ver uma pessoa limpa conversando na praça com uma moradora de rua que como sabemos não tem como se manter limpa.

Pois eu digo algo a vocês, ela não exalava nenhum tipo de odor desagradável apesar das péssimas condições em que se encontrava. É lúcida e boa de prosa.

Não somos visíveis aos olhos de todos, mas não podemos deixar de ver as pessoas como se elas não existissem. Elas existem.

Podemos ignorar o mal, mas ignorando não estamos sendo bons.

Acredito que ser invisível não é tão interessante e que fazê-la visível me deu ainda mais provas do quanto é mais útil saber ler os pensamentos reais das pessoas, pois ali mascaram sentimentos.

Dona Iracema não exalava nenhum odor ruim porque é mais pura e mais limpa que a mente de muitos limpinhos e perfumados que passaram por nós torcendo o nariz.

Ninguém é melhor ou pior do que o outro. Amar o próximo não ensina que o outro deva vir sem defeitos, sem problemas ou caber nos nossos sonhos.

O amor é algo incondicional. Amar não é nada simples e também não pode ser como nos contos de fadas, as pessoas são reais e nem sempre o final é feliz.

O mundo está doente porque as pessoas estão corrompidas. Muita desilusão, traições e desamor.

Às vezes me pergunto: até quando vamos brincar de Deuses?

A vida não é para ser criada como queremos e sim para ser vivida sem que para nosso benefício alguém saia perdendo.

A dona Iracema, meu agradecimento pelo prazer em conhecê-la e minhas sinceras desculpas por ter tirado dela o poder da invisibilidade mesmo que por instantes.

Elaine Spani

23/10/2011


Um comentário:

  1. A invisibilidade pertence a todos nós, em maior ou menos escala, quando mais precisamos ser vistos, que alguém nos enxergue mesmo, é quando não somos vistos, somos esquecidos.

    ResponderExcluir

Comentar não tira pedaço, só arranca palavras.rs