14 de junho de 2011

O QUE OS OLHOS DIZEM?

Olhos para que? Se olhamos sem ver, se vemos sem enxergar?
Na maioria das vezes as pessoas veem apenas aquilo que preferem ver. E a verdade está muito além daquilo que desejamos ver.
A verdade é tão própria que os cegos podem vê-la melhor simplesmente porque percebem a vida sem essa deficiência que nós que vemos, temos.
Não ver com os olhos, mas enxergar com o coração dá vantagens aos mais atentos.
Muitas pessoas são cegas diante do sofrimento alheio, preferem ver que tudo está bem a enxergar que aquela pessoa na verdade está muitas vezes entre o pedido de socorro e a agonia da desistência.
O assunto pode parecer pesado, mas o peso maior está em compactuar com essas cenas do cotidiano onde o "tudo bem" é uma resposta socialmente aceita e esperada.
Olhos para que? Se é para olhar sem ver, ver sem enxergar, melhor seria calar a pensar.
Sábio é todo aquele que diante do comum, observa em busca do incomum.
O essencial é invisível aos olhos, já disse um certo escritor.
E sendo não é acessível a muitos que dirá que a compreensão chegue a grande maioria ou a todos como é desejável.
O que espero sinceramente é que as pessoas aprendam a enxergar umas as outras e a si mesmas com mais autencidade e respeito, na alegria e também na tão evitada tristeza.
Afinal, não se é feliz o tempo todo, e mesmo quando não se é ou está feliz, ainda assim e talvez mais ainda precisemos de ajuda.
Podemos começar olhando em nossos olhos e procurando nós mesmos até achar e depois desse encontro conosco, podemos ousar enxergar os outros.
Lembre-se sempre: as aparências podem enfeitar como uma bela cortina, mas no fundo, se a janela está limpa ou não cabe aos olhos de quem vê.

Elaine Spani
15/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar não tira pedaço, só arranca palavras.rs